Ler é o início, o meio e o fim do conhecimento. É construtivo, e pode ser prazeroso, tanto para distração como para fins didáticos. A leitura é o primeiro passo para evitar qualquer tipo de alienação.
Os mais variados tipos de leitura podem transcender ideologias, mudar pequenas atitudes e até gerar novas perpectivas de vida. É absurdo ter o privilégio da alfabetização e não querer usá-lo diariamente, não deve ser por obrigação mas por realmente entender quão decisiva uma leitura a mais pode ser, não só para avialiações de conhecimento mas para o modo de agir, para saber melhor se expressar.
Este hábito deve ser adquirido desde que se aprende o bê-a-bá e ser levado ao fim da vida. Pequenos detalhes podem mudar todo um significado, conceitos que se parecem podem, no fundo, ser antagônicos. Interpretar é o início de toda a informação, e para isso não há fórmula mágica, é uma questão de exercício diário.
Por mais díficil que possa ser se concentrar em um texto literário ou informativo, é sempre indispensável a atenção. O necessário não é apenas ler, mas saber como fazê-lo. O conhecimento só pode ser um benefício a quem o possui, estar informado do que se passa ou o que já aconteceu no mundo e fora dele é de suma importancia para se adaptar e entender o porquê das regras sociais, dos costumes e da cultura de hoje em dia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário